Procon realiza mutirão de renegociação de dívidas bancárias

Compartilhe

Os consumidores em débito com o sistema bancário poderão negociar suas dívidas entre os dias 15 e 31 deste mês por meio da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br. A ação, “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas”, faz parte das comemorações do dia Mundial do Consumidor e é uma parceria entre o Procon, Associação Brasileira de Procons e Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

A coordenadora do Procon de Maringá, Patricia Parra, explica que o objetivo é reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e tirar o nome dos cadastros de proteção ao crédito. Acionada pelo Procon, a Febraban buscou a adesão das instituições financeiras para oferecer condições favoráveis de negociação aos consumidores endividados, como redução de juros e multas, prazos, ajustes no valor das parcelas ou até possibilidade de quitação total do débito.

Patricia Parra lembra que muitos consumidores não procuram o Procon ou os bancos diretamente porque se sentem constrangidos. “Esperamos que as pessoas endividadas aproveitem esta oportunidade para buscar a regularização dos seus débitos para que voltem ao mercado de consumo”.

Anúncios

Serviço:

Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. Pelo sistema, ele deve fazer o relato do seu problema e informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon Maringá, orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag:  #MutiraoProconsBrasil. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.

Serviço:

O QUE: Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas

QUANDO: 15/03 até 31/03

COMO: por meio do site www.consumidor.gov.br

PÚBLICO: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias

CONTATO: Procon Maringá – Fone 151

 

Fonte: PMM

Avatar

Redação PortalJD

Notícias em primeira mão de Maringá e região, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Envie sua contribuição: leitor@portaljd.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *